Lenda Crocodilo

Istoria Timor-Leste
Ukun Rasik An!
Kaer Rasik Kuda-Talin

Rezistensia

Ukun Rasik An
Ai Manas Batar Nurak Kafe Morin Kulu Tasak Nu Nurak
blogger tricksblogger templates

Wednesday, 26 November 2008

Indonésia como observador da CPLP


Indonésia como observador da CPLP


Segundo a Lusa, manifestaram hoje, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Timor-Leste, satisfação face a um eventual pedido de adesão da Indonésia, como membro observador, à Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
 
No final de um encontro de mais de uma hora entre Luís Amado e Zacarias da Costa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa, o governante português disse à Agência Lusa que "a parte portuguesa veria com grande satisfação uma presença da Indonésia como observador da CPLP".
"Se esse pedido for feito será sem dúvida apreciado com muito carinho e atenção. Se e quando for feito pronunciar-nos-emos", comentou Luís Amado a propósito dos contactos iniciados pela Indonésia para aderir à CPLP, anunciados à Lusa pelo embaixador indonésio em Lisboa, Francisco Lopes da Cruz.
Em fins de Outubro, uma delegação do parlamento indonésio esteve em Portugal para, entre outras questões, abordar a adesão da Indonésia à CPLP, quer com a Assembleia da República, através do seu presidente, Jaime Gama, quer com o secretário executivo da organização, Domingos Simões Pereira.
Na semana passada, o Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, considerou "uma excelente ideia" a entrada da Indonésia na CPLP.
Hoje, em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense disse à Lusa que Timor-Leste "apoiará" esse desejo da Indonésia.
"Parece-nos importante que a Indonésia, um país que tem participado bastante e de perto no desenvolvimento de Timor-Leste" adira à CPLP. "Se os outros países concordarem, (a Indonésia) poderá também participar nesta grande família que é a CPLP", destacou.
Na reunião que mantiveram no Palácio das Necessidades, os dois ministros fizeram um balanço das relações no plano bilateral e falaram dos objectivos da visita que o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, está a realizar a Portugal.
Quanto ao reforço da cooperação de Portugal com Timor-Leste, Luís Amado referiu que mantém "um programa intenso" de relacionamento bilateral e anunciou que, nesse âmbito, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, estará na próxima semana em Díli, em visita oficial.
Sobre o relatório hoje divulgado na capital timorense pelo Banco Mundial e pelo Ministério das Finanças timorense, que refere um aumento significativo da pobreza no país asiático, Luís Amado reafirmou a confiança de Portugal no Estado de Timor-Leste e na sua afirmação na comunidade internacional.
"Portugal continuará a cooperar para que Timor-Leste se afirme como Estado viável. O trabalho é difícil, exige ultrapassar obstáculos que o país tem pela frente (...) queremos contribuir para a sua solução, é isso que queremos fazer com o Governo legítimo do país", concluiu.

26.11.2008 | Fonte de informações: 

Pravda.ru

No comments:

Post a Comment