Lenda Crocodilo

Istoria Timor-Leste
Ukun Rasik An!
Kaer Rasik Kuda-Talin

Rezistensia

Ukun Rasik An
Ai Manas Batar Nurak Kafe Morin Kulu Tasak Nu Nurak
blogger tricksblogger templates

Tuesday 4 June 2013

Xanana Gusmão convida empresários de Singapura a investir em Timor-Leste

Díli, 04 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, convidou na segunda-feira os empresários de Singapura a investirem no país e a participarem nas parcerias público-privadas que o governo timorense pretende fazer para construir infraestruturas.

O convite foi feito num discurso proferido num encontro com empresários na International Enterprise Singapore, agência governamental para a promoção do investimento externo e para o crescimento internacional das empresas de Singapura, e enviado hoje à agência Lusa.

"Uma parte importante do nosso Plano [de desenvolvimento de Timor-Leste] é a execução de um programa de grande dimensão na área das infraestruturas para construir (...) um porto, um aeroporto e uma rede rodoviária. Para realizarmos estes projetos iremos estabelecer parcerias público-privadas.

.
Dado o incrível sucesso e a experiência das empresas de Singapura, gostaríamos de poder contar com elas no nosso programa nacional de infraestruturas", afirmou Xanana Gusmão.

No discurso, o primeiro-ministro timorense falou também do projeto para desenvolver a costa sul do país como centro sub-regional para a indústria petrolífera, do estabelecimento de Zonas Económicas Especiais (Oecussi e Atauro) e do desenvolvimento do turismo.

"Teremos todo o gosto em estabelecer parcerias com empresas de Singapura neste sector que será tão importante para o nosso futuro", acrescentou.

Segundo Xanana Gusmão, Timor-Leste é uma economia "emergente" que "procura capital e acolhe o investimento estrangeiro de braços abertos".

O primeiro-ministro timorense iniciou no sábado uma visita oficial a Singapura, que termina na quarta-feira, seguindo depois para as Filipinas.

O objetivo destas visitas é fortalecer as relações com os países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

MSE // PNE.

Lusa/Fim

No comments:

Post a Comment