Lenda Crocodilo

Istoria Timor-Leste
Ukun Rasik An!
Kaer Rasik Kuda-Talin

Rezistensia

Ukun Rasik An
Ai Manas Batar Nurak Kafe Morin Kulu Tasak Nu Nurak
blogger tricksblogger templates

Tuesday 5 August 2014

Xanana aceita remodelação governamental

images.cdn.impresa.pt/sicnot
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deu hoje sinais de aceitar um período de transição política para a nova geração e uma remodelação do Governo proposto pelo Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), partido que preside.

"Não decidi resignação, mas aceito remodelação", afirmou Xanana Gusmão,  durante uma intervenção de quase duas horas na conferência extraordinária  do CNRT, iniciada no sábado, para debater e decidir sobre a possível resignação  do primeiro-ministro timorense. 

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do partido, Dionísio  Babo, afirmou que o primeiro-ministro deu sinais de aceitar o período de  transição e de uma remodelação governamental, mas, acrescentou, será "ele  (Xanana Gusmão) que vai determinar" como. 
 
"O CNRT vai apresentar estas resoluções, mas ele já deu sinal, ainda  não deu uma decisão final", salientou. 
 
O CNRT encontra-se agora reunido à porta fechada para debater e aprovar  as duas resoluções. 
 
Desde final de 2012, que Xanana Gusmão tem reafirmado a intenção de  abandonar o cargo de primeiro-ministro. 
 
Em julho, em entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro de Timor-Leste  disse que vai sair do Governo para contribuir melhor para a construção do  Estado, mas evitou avançar uma data precisa para a sua demissão. 
 
O CNRT defende que seja criado um período de transição do poder para  a nova geração e uma remodelação do Governo de coligação, composto por mais  de 50 elementos. 

Em 2012, Xanana Gusmão formou um Governo de coligação com o Partido  Democrático, liderado por Fernando La Sama de Araújo, atual vice-primeiro-ministro,  e a Frente Mudança, chefiado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José  Luís Guterres. 
 
Xanana Gusmão, de 68 anos, foi um dos líderes da luta contra a ocupação  indonésia de Timor-Leste, entre 1975 e 1999, que culminou com a realização  de um referendo a 30 de agosto de 1999, que determinou a independência do  território. 
 
A 20 de maio de 2002, dia da restauração da independência do país, tomou  posse como Presidente do país. Em 2007, tomou posse como primeiro-ministro  e em 2012 foi reconduzido no cargo. 
 
Lusa

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt

No comments:

Post a Comment